sábado, 7 de maio de 2011

IDADE MÉDIA TEXTO E ATIVIDADE

CULTURA E PENSAMENTO MEDIEVAL
“IDADE DAS TREVAS?”
            Quando se fala em idade média, logo vem a mente perseguição religiosa,pessoas torturadas, cavaleiros, reis poderosos e a igreja no controle da vida das pessoas.
            Mas além de coisas desagradáveis, houve outros fatos que foram de importância para a história e que ocorreram na idade média. Por exemplo: o avanço do cristianismo como força unificadora da Europa; o desenvolvimento das línguas e literatura européia; a criação de universidades, igrejas, arte gótica e entre muitos outros.
              A grande influência da igreja sobre a cultura e o pensamento das pessoas teve bases sólidas e materiais; ao longo dos séculos, a igreja se organizou politicamente e territorialmente, pois tinha muitos feudos, além de ter prestígio com a classe dominante,( reis e nobres). Logo a cultura medieval passou a se espelhar o pensamento da igreja, isso passou a ser conhecido como teocentrismo cultural, ou seja, o mundo era subordinado as leis de Deus.
             EDUCAÇÃO
            Como já foi citado quem controlava a educação era o clero católico. No século IX, fundaram-se escolas junto as catedrais. Logo em seguida, vieram as universidades. Sendo que algumas delas são conhecidas até hoje, com exemplo: Oxford e Cambrigde. Mas em todas as faculdades da época , a influência da igreja era forte. As aulas eram ministradas em latim, e algumas das matérias de estudo eram: teologia ( filosofia),ciências, letras, direito e medicina.
            As universidades tinham vários privilégios como: ensinar seus graduados, insenção de impostos , insenção do serviço militar, além do direito de julgamento especial em foro acadêmico para seus membros. Estas vantagens eram sempre garantidas ou pelo imperador ou pelo Papa, que na época eram as maiores autoridades.
 LITERATURA
            No geral,a idade média, mostra a preocupação  religiosa do homem de retratar sua época. Na poesia procurou-se  mostrar os valores e as virtudes do cavaleiro entre elas a justiça, o amor e a cortesia. Destacou-se a poesia épica , ou seja, que fala das ações corajosas dos cavaleiros; e a poesia lírica  que fala do amor cortês, dos sentimentos  dos cavaleiros em relação as suas amadas damas.
 Um destaque da literatura desse período foi: Dante Alighieri, autor de  A Divina Comédia.
 ARQUITETURA
 Os estilos dominantes da arquitetura medieval foram: o gótico e o românico.
 » gótico: surgiu entre os séculos XII e XVI. Predominou principalmente na França, Inglaterra e Alemanha. Difere do estilo românico por sua leveza e traços verticais. São nas construções góticas que aparecem as janelas ornamentadas com vitrias coloridos, onde se permitia uma boa iluminação interior. As paredes ficaram mais finas e as altas abóbodas eram apoiadas em longos pilares. As obras de maior destaque neste estilo são as catedrias, como a de Paris.
 » Românico: desenvolveu-se entre os séculos XI e XIII. Suas características principais são os traços simples e austeros, como grossos pilares, tetos e arcos em abóboda, janelas estreitas e muros reforçados. Um exemplo deste estilo  é a igreja de São Miguel , em Lucca.
 PINTURA
            É obvio, que a pintura medieval foi dominada por temas religiosos. Onde a atenção do pintor não era tanto nas paisagens, mais sim, na representação de Santos e divindades.
            Também aparece nesta época, a pintura de murais, vitrias e miniaturas. Os mais destacados pintores foram: Giotto e Cimabue.
 MÚSICA
            Há uma pequena divisão: música Sacra (religiosa) e a música popular, nesta  aparece os trovadores e menestréis.
            Na música Sacra o destaque ficou com o Papa  Gregório Magno,  que introduziu o Canto Gregoriano, que é  caracterizado por uma melodia simples e suave, cantada por várias vozes em um único som.
            Já música popular , o destaque fica com  trovadores e menestréis.
 Trovador: eram os compositores e poetas que criavam obras de carater popular.
 Menestrel: era o cantor do trovador. Visto que sempre o acompanhava.
 Eles tinham suas obras inspiradas em temas românticos ou feitos heróicos dos cavaleiros. Surgiram na França, por volta do século XI, de lá se espalharam para outras partes da Europa.


 ATIVIDADES
1) embora a idade média seja conhecida como “idade das trevas”, que tipos de avanços ocorreram nesse período?
2) As universidades tinham forte influência da igreja, prova disto era o fato das aulas serem ministradas em latim e uma das matérias de estudo ser teologia. Por isso quais alguns dos privilégios que as universidades gozavam?
3) Na literatura, as poesias tiveram seu auge. As mais destacadas foram a épica e a lírica. Dê a definição de cada uma respectivamente:
4) Na arquitetura, que estilos tiveram maior destaque?
5) Quais eram os temas das pinturas medievais?
6) Qual a divisão da música na idade média ?
7) Qual o maior destaque na musica sacra e na música popular?







0 comentários:

LETRAS NO ENSINO MÉDIO © 2008 Por *Templates para Você*