terça-feira, 26 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DO TROVADORISMO


Escola:____________________________________________________________
Aluno (a): ________________________ Nº____________ Série/Turma: ________
Profª Raika Barreto
Avaliação de Artes/Literatura
(Trovadorismo)

  1. Leia o texto para responder às questões a seguir.

A dona que eu sirvo e que muito adoro
Mostrai-ma, ai Deus! Pois vos imploro,
Senão, dai-me a morte.

Essa que é luz destes olhos meus
Por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus!
Senão, dai-me a morte.

Essa que entre todas fizeste formosa,
Mostrai-ma, ai Deus! Onde vê-la eu possa,
Senão, dai-me a morte.

A que me fizestes mais que tudo amar,
Mostrai-ma onde possa com ela falar,
Senão, dai-me a morte.

              (Bernardo de Bonaval)
a)      O eu-lírico é masculino ou feminino?
___________________________________________________________________
b)      O eu-lírico faz um pedido. Qual?
________________________________________________________________
c)      A quem?
________________________________________________________________________     
     d) O amor, por ser impossível, é fonte de sofrimento para o trovador. Copie um trecho da segunda estrofe em que ocorra a expressão desse sofrimento.

e)  Indique a opção correta sobre os versos.
            [...]
            Princesa
            Surpresa
            Você me arrasou
            Serpente
            Nem sente que me envenenou
            Senhora, e agora
            Me diga onde vou
            [...]

a.      (       ) não existe neles a noção da força do poder sedutor feminino.
b.      (       ) Apresentam a mulher sem carga de sensualidade.
c.      (       ) apresenta a figura feminina com traços vagos, imprecisos, esfumaçados.
d.      (       ) Lembram-nos aquela situação de poder da mulher sobre o homem.




d)    Pensando nas cantigas trovadorescas, como é classificado o texto em estudo?

2.     Observe:
_ Ai, flores, ai flores do verde pinheiro,
Sabeis notícias do meu amigo?
Ai, Deus, onde ele está?

Ai, flores do verde ramo,
Sabeis notícias do meu amado?
Ai, Deus, onde ele está?
As estrofes acima fazem parte de uma cantiga medieval classificada como:

a)     cantiga de maldizer                                   c) cantiga de amor
b)    cantiga de escárnio                                    d) cantiga de amigo
                                                                             e) cantiga de cavalaria
3. Considerando ainda as mesmas estrofes, indique a alternativa que contempla as características do texto:

a)     escrita em 1ª pessoa, eu-lírico masculino, amor cortês
b)    eu-lírico masculino, expressão do sentimento feminino, ambiente rural
c)     eu-lírico feminino, expressão do sentimento feminino, ambiente rural
d)    escrita em 1ª pessoa, eu-lírico feminino, amor cortês
e)     amor cortês, expressão do sentimento feminino, ambiente rural

4.(...)
Princesa
Surpresa
Você me arrasou
Serpente
Nem sente que me envenenou
Senhora, e agora
Me diga onde eu vou
  (...)

Como seria classificado o texto acima se pertencesse ao Trovadorismo:

a)     cantiga de maldizer                  c) cantiga de amor
b)    cantiga de amigo                      d) cantiga de escárnio
                                                       e) cantiga de cavalaria

5. Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.

a)     Nas cantigas de amigo o eu-lírico é feminino, apesar de serem escritas por homens.
b)    O ambiente descrito nas cantigas de amigo não é a corte, e sim a zona rural.
c)     As cantigas de amor são sempre escritas em primeira pessoa e o eu-lírico declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano.
d)    Nas cantigas de amor há o reflexo do relacionamento entre o senhor e o vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
e)     A principal modificação ocorrida no Trovadorismo foi a separação entre música e poesia.

0 comentários:

LETRAS NO ENSINO MÉDIO © 2008 Por *Templates para Você*